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Pilates na gravidez!

Oi, meninas!!! Tudo bem com vocês?? 🙂

 

Voltei com mais um post nesta semana e dessa vez o assunto é sobre corpo, saúde e mente! Vou falar hoje sobre o Pilates na gestação, a atividade física que escolhi para me auxiliar durante esse momento tão especial e importante da minha vida!! E já adianto: foi a MELHOR escolha que eu fiz!! O Pilates está fazendo milagres comigo e com meu corpo na gravidez!!!

 

Bom primeiro vou falar sobre minha escolha…assim que passaram os 3 primeiros meses eu ainda tinha dúvida entre o Pilates ou Hidroginástica, pois sempre ouvi falar muito sobre os benefícios dos dois e, além disso, ambos foram recomendados pelo meu médico! Mas a Hidro sempre me trouxe dois “empecilhos”: 1) o cabelo, que molha e eu não lavo todo dia e tal, fora que acho que os fios ressecam muito por causa do cloro;  2) o frio na hora de sair, hahaha sério, aqui em São Paulo, pelo menos, o tempo ainda não firmou, e mesmo a piscina do prédio sendo aquecida e tudo climatizado, eu passo frio e detesto! Já o Pilates é uma paixão antiga, eu havia feito há alguns anos quando trabalhava em Mogi, e adorava! Mas os dois fatores decisivos para a minha escolha foram os benefícios para a coluna e a postura, e para o parto normal! Eu sempre, antes mesmo de engravidar, tinha MUITA dor na coluna, dor nas costas!! Chegava a tomar remédios e, muitas vezes, não adiantava! Assim que soube da gravidez, fiquei apavorada, pois sabia que a tendência era que essas dores piorassem conforme a barriga fosse crescendo…MAS me surpreendi e o Pilates entrou na minha vida!! 🙂

 

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Comecei então a fazer as aulas, duas vezes por semana, pouco antes de entrar no quarto mês de gravidez! Faço num estúdio chamado Parque Pilates, que fica no Ibirapuera, com o professor Nicolas! Meus pais já haviam feito aulas com ele, e me indicaram! Mas agora, sério, sem mentira nenhuma e sem “puxar saco”, ele é FERA!! Não é qualquer professor de Pilates que domina aulas e exercícios específicos para gestantes! Ele é muito profissional, super antenado, estudioso ao extremo, e me passa os melhores exercícios do mundo conforme as minhas necessidades! Pasmem: desde que comecei a fazer as aulas eu NUNCA senti uma dor na coluna!! E isso que a barriga não pára de crescer!! Estou muito, muito feliz e satisfeita com o Pilates e com meu professor!! Sem sombra de dúvidas, minha gestação está ainda melhor e mais saudável, e lembrem-se gravidinhas: mamães saudáveis = bebês saudáveis!! Para quem quiser, segue o site do Parque Pilates: http://www.parquepilates.com.br

 

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Agora, olhem que bacana, segue um artigo sobre o Pilates na gravidez, escrito pelo meu próprio professor Nicolas, vale muito a pena ler!

 

Pilates e a gestação

A gravidez é um estado delicado e maravilhoso de nirvana na vida de toda mulher. Por ser o período mais rico e intenso de vivências emocionais e que por si só traz, para o relacionamento familiar, novas atitudes e responsabilidades, percebemos como é fundamental o equilíbrio da mente e do corpo saudável para a gestante.

 

Pensando nisso, o método Pilates começou sua atuação na gestação visando promover a saúde física e emocional da gestante reconhecendo e tratando alterações durante todo o período gestacional. O Pilates também é um grande aliado para facilitar o parto evitando complicações.

 

O objetivo de seus exercíos é prevenir quaisquer tipos de dores (decorentes da alteração postural devido a gestação), alterações no assoalho pélvico (músculos localizados na região inferior do púbis), melhorar o controle deste assoalho e controle respiratório, facilitando o trabalho de parto, diminuir a ansiedade diminuir o stress e proporcionar um parto mais participativo e humanizado. O Pilates, por meio de seus exercícios executado em studio com os quatro aparelhos mais os exercícios de matt (solo) e orientações de seu Mestre instrutor, conscientiza a gestante sobre suas alterações fisiológicas (alterações normais do corpo) orientando a postura mais adequada durante suas atividades diárias.

 

A prática de Pilates é indicada a partir do terceiro mês de gestação e pode ir até o último. São realizados trabalhos de postura (com devida Avaliação Postural), exercícios perineais (exercícios do assoalo pélvico), treino respiratório pela técnica do Pilates chamada “casa de força”, alongamentos e fortalecimentos de músculos específicos, conscientização corporal, relaxamento muscular e exercícios para a região do abdome, coluna , braços, pernas e pelve.

 

Com o passar dos meses, o corpo da mulher passa por grandes esforços para adaptar o embrião na placenta em desenvolvimento. A taxa metabólica aumenta juntamente com a frequência cardíaca, as fibras musculares do útero de distendem comprimindo a bexiga e empurrando o diafragma (principal músculo da respiração), o peso das mamas aumenta e a mulher vai alterando seu centro de equilíbrio.

 

Com a prática de exercícios de Pilates a gestante se beneficiará com a melhora da circulação sanguínea, melhora do trânsito intestinal, melhora da tonificação muscular e do equilíbrio, melhora da flexibilidade, diminuição da tensão/ansiedade e cansaço, melhora da autoestima, regularização da respiração, diminuição da pressão arterial em repouso, aumento da diurese e melhora do sono.

 

Espero que tenham gostado do post!! 😉

 

Beijos!!

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